29 de dezembro de 2011

Viagem Portugal - Parte I - Lisboa

Bom dia pessoas!
Nós ficamos um tempo sem postar e meio fora do ar porque estávamos viajando e degustando coisas gostosas mundo afora =)
Nesse primeiro post vamos falar sobre alguns lugares bem interesantes que passamos por Portugal. Já até peço desculpas antecipadas porque o post vai ser longo...

Lisboa
Restaurante da Trindade
No nosso primeiro dia perguntamos no hotel sobre um bom  restaurante de comida típica portuguesa e o pessoal da recepção foi unânime em indicar o Restaurante da Trindade logo ali na esquina.
A entrada é bem simples e o local não muito grande, mas isso já passa uma sensação de que a casa coloca a qualidade acima da quantidade!
O restaurante oferece diversos pratos a la carte, mas o mais sensacional é o menu que vem com entrada, prato principal e sobremesa, além de petiscos. Não me lembro ao certo o preço, mas era algo em torno de  25 euros...

De petiscos vem ovos verdes (cozidos, recheados com ervas, empanados e fritos), fofos de bacalhau (bolinhos), azeitonas (hum...) e pães com um molho de azeite, aceto, sal e ervas (idéia simples e excelente).
Azeitonas e fofos de bacalhau
Pães com molho de azeite, aceto, sal e ervas.
De entrada pedimos morcela com laranja (é uma linguiça de sangue que não tenho palavras para descrever! até hoje sonho com ela) e chouriço com oregãos e picante (linguiça sensacional).
Morcela

Morcela, à esquerda, e chouriço, à direita
Os pratos principais foram os mais variados possíveis:
Posta de bacalhau com legumes e batatas.
 A história desse bacalhau merece um parágrafo especial. Meu pai e minha sogra queriam comer bacalhau no nosso primeiro dia em terras lusitanas, mas segundo o Sr Antônio (que mais a frente também vai ganhar um parágrafo) disse que as postas não estavam muito boas, então eles não serviriam no dia. Mas aí meu pai insistiu muito e a senhora responsável pela cozinha veio nos dizer que ela poderia buscar umas boas partes no bacalhau que eles tinham. Ela perguntou como que queríamos as postas e o prato foi feito do jeito que pedimos. Ou seja, ganhamos um prato especial e único, não presente no cardápio =) Detalhe que as benditas postas que não estavam "tão boas" estavam na verdade excelentes para o nosso paladar brasileiro.

Joaquinzinhos

Arroz de feijão

Polvo com batatas - dispensa apresentações

Bife no estilo parmegiana português
Todos os pratos eram muuuuuuuuito bem servidos e preparados de forma excepcional! Estava tudo muito bom! E tiro o chapéu especialmente para o bacalhau e o polvo que estavam extremamente macios e saborosos!

Na sobremesa já não aguentávamos muita coisa... mas fomos guerreiros e pedimos:
Arroz de leite de côco

Rocambole de laranja

Laranja com calda de groselha

Abacaxi em canoa
Nesse momento cedemos às frutas porque já estava difícil manter a compostura... hehehehe...

De quebra ainda recebemos um vinho do porto para digerir nosso momento de gula

Até o Taiguer cedeu às delícias da Trindade
O famoso Sr Antônio!

Agora chegou a hora do parágrafo do Sr Antônio!!! O Sr Antônio foi quem nos atendeu a noite toda e foi de grande ajuda! O tempo todo ele explicava detalhadamente os pratos, vinha conversar conosco e dar sugestões! Foi dele também a grande sugestão de vinho da noite: o Erva Pata!!!
O vinho é tão bom que acabamos comprando uma caixa (isso mesmo!!! 6 garrafas!!) e trouxemos para o Brasil. O vinho é tão bom que virou comparação com todos os outros que tomamos na viagem. Todo vinho vinha seguido de um "é... não é um Erva Pata, mas é bom!". Hahahahaha...

E o restaurante é tão bom que meus pais voltaram lá! Único restaurante repetido!

Se você for a Lisboa, tente ir neste restaurante!!! Porque a noite foi inesquecível!
Restaurante da Trindade
Rua Nova da Trindade, nº 10
Tel: 213 423 356

Pastelaria Pastéis de Belém

Essa pastelaria é parada obrigatória de todos que vão à Lisboa. Ela fica ao lado do Mosteiro dos Jerônimos e vive lotada!!


A especialidade da casa é o pastel de Belém (ou pastel de natas), mas eles oferecem outras delícias! O difícil é conseguir uma mesa. Se você for pegar pastel para levar, peça a caixa com 6!


O pastel tem uma casca crocante, um recheio macio e doce na medida! Você pode ainda colocar por cima canela e açúcar.
Vale cada caloria!!!

Pastéis de Belém
Rua de Belém nº 84 a 92
Tel: 351 21 363 74 23


Café A Brasileira do Chiado
Ao lado do nosso hotel ficava este café que é bem conhecido. Só fomos lá uma vez para tomar um cafézinho e depois não voltamos mais... Primeiro que no nosso hotel tinha café da manhã bem razoável e segundo que o atendimento lá é meio bagunçado.
Como todo lugar que você vá na Europa, as pessoas falam o tempo todo da crise. E ela fica mais perceptível em estabelecimentos comerciais. Neste café você tinha o preço das coisas para pedir na mesa e outro, mais barato, para pegar no balcão. Além disso, tinha somente um funcionário que servia as mesas. Então como não tínhamos pressa, pedimos na mesa. E demorou, demorou, demorou...
Mas quando chegou estava tudo muito gostoso!
Capuccino

Chocolate quente

Açúcar personalizado

Parte interna do café

Detalhe do teto
Acabei esquecendo de tirar fotos dos pães que comemos (pedimos torrada e misto), mas a fome foi mais rápida que a máquina! hehehehe...
O lugar é pequenino, mas tem uma parte externa (que o frio não permitiu ser aproveitada) e um sub-solo, onde eles servem almoço e janta.
E em frente fica a famosa estátua de Fernando Pessoa que você pode sentar e bater um papo.


Café A Brasileira
Rua Garret, 120

Restaurante Concha D'Ouro
Esse restaurante foi uma descoberta por acaso. Estávamos passeando pela Rua Augusta e vimos na vitrine um monte de peixes e crustáceos vivos. Você pode escolher e eles preparam na hora!
Camarão no abacaxi e bacalhau com batata

Sapateira

Talher da sapateira

Vinhozinho da noite

Ostras de estrada
O local é bem legal, a comida é boa, mas nada de excepcional. O atendimento é meio lento. A comida demorava muuuuito para chegar!
Pedimos um camarão no abacaxi e ficamos achando que seria algum tipo de bobó, mas quando chegou era essa salada aí de cima. Estava bom, mas eu decepcionei =P
O mais legal da noite foi a sapateira! Era esse caranguejo gigante (de quase 2kg!!!!!). Dentro do corpo vem esse creminho, no estilo casquinha de caranguejo, e as patas são super carnudas!
O preço é meio salgado...
Esse é um bom restaurante se você quer ver coisas diferentes e comer um peixe fresco, mas acredito que existam outras opções mais em conta e melhores.

Restaurante Concha D'Ouro Marisqueria
Rua Augusta, 238-240
Tel: 213 428 369

Além destes restaurantes tem outras coisas legais de provar:
Castanhas portuguesas assadas e vendidas na rua a 2 euros a dúzia. Uma delícia! Ainda mais se vierem quentinhas!


Frutas secas e castanhas. Essas nós vimos em Nazaré e essa senhorinha com as mãos na cintura, a Dona Carolina, é quem vende.



 Ginginha de Óbidos. É uma espécie de licor de cereja que vende em Óbidos, uma cidade medieval perto de Lisboa. Não achei tão bom a ponto de comprar uma, mas valeu a degustação em copinho de chocolate por 1 euro =)


Maçãs da família! Essas aí são do Tio Zé que vive em Reguengo Grande. Segundo ele elas duram nessa estante por uns 6 meses! E é uma mais gostosa que a outra! Docinha!





Outlet em Alcochete.
Tem várias lojas legais e vários restaurantes bons!

Lisboa é uma cidade que tem muita coisa para visitar. Vale alguns dias e indico passeios ao redor (Óbidos, Nazaré, Fátima, Batalha, Sintra...).
E aqui vão umas fotos só para deixar um gostinho do que você pode ver lá: